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Ecohe Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica
Devolutivas

MIPOTI - Mapa Interativo de Conhecimentos de Povos Tradicionais e Povos Indígenas

Você já imaginou explorar os biomas brasileiros através dos olhos e saberes de quem cuida da
floresta há gerações? O MIPOTI é um mapa digital interativo que convida o público a conhecer
as plantas que têm usos tradicionais em diferentes regiões do Brasil, a partir dos
conhecimentos compartilhados por Povos e Comunidades Tradicionais Brasileiras.

Ao navegar pelo MIPOTI, você poderá viajar pelos biomas brasileiros de forma visual e intuitiva:
cada área do mapa é clicável, e há marcadores ilustrados com plantas específicas que, ao
serem acessados, revelam informações sobre as espécies, além de apresentar os territórios e
culturas que preservam práticas ancestrais relacionadas a estas plantas.

Mais do que um material educativo, o MIPOTI é uma ferramenta de valorização da diversidade
biocultural e da resistência dos saberes ancestrais. Venha conhecer, navegar e se encantar
com o MIPOTI: um convite à escuta, ao reconhecimento e ao diálogo entre saberes.

MIPOTI; Conhecendo a diversidade cultural do Brasil. >PDF

       

 

O livro “Diversidade biocultural na escola - reflexões e práticas para professoras e
professores”
destaca a importância dos saberes, conhecimentos e práticas de povos
indígenas e comunidades tradicionais. O objetivo é servir como um material de apoio
para professores do Ensino Fundamental, incentivando o debate e a vivência da
ciência em sala de aula para formar estudantes mais críticos.

ZANK, S. et al. 2021. Diversidade biocultural na escola - reflexões e práticas para
professoras e professores. >PDF

       

 

Esta publicação foi criada a partir dos trabalhos de alta qualidade e das ricas discussões entre
os participantes de um curso baseado no livro “Diversidade biocultural na escola - reflexões e
práticas para professoras e professores”. A obra reune reflexões de educadores de diferentes
contextos, relacionados a atividades propostas para os ensinos fundamental e médio, para que
inspirem professores a criarem suas próprias propostas, sempre valorizando a diversidade
biocultural do Brasil.

GONÇALVES, M. C. et al. 2024. Diversidade biocultural na escola volume 2: Relatos de
experiências e sugestões de atividades práticas. >PDF

Devolutivas

Sharing Results completes the essential cycle of researcher-community interaction by providing the public with standardized
information related to studies, which promotes the recognition and valorization of biodiversity, local knowledge, and cultural identity.
ELIAS, A.P. et al. 2025.
Cogumelos Comestíveis
do Planalto Norte
Catarinense
>PDF
Vozes Essencais: A
relevância dos
Processos de
Consentimento Prévio,
Livre e Informado. 2024.
>LINK
PINHEIRO, C.V..
2023.Santa Catarina e
seus mistérios: o poder
da vida marinha.
>PDF
ZANK, S. et al. 2024.
Ameaças e
oportunidades para o
uso sustentável de
plantas medicinais na
Mata Atlântica Baseado
no conhecimento de
Povos Indígenas e
Comunidades Locais.
>PDF
Blanco (2023) Soberania
alimentar e
ecotoxicidade de
alimentos e plantas
medicinais consumidos
em áreas de mineração
>PDF
Ferrarez et al. 2025.
Conhecimento
tradicional e uso de
plantas em Porto Belo e
Bombinhas
>PDF
Blanco, G. (2017)
Implantação de
viveiro de Orquídeas
na TI Morro dos Cavalos
>PDF
Conhecimento e uso das
plantas e paisagens na Terra
Indígena Laklãno |
Santa Catarina
>PDF
Zank et al. 2017. Pessoas e
Plantas na Comunidade
Quilombola Aldeia 
>LINK
>PDF
Zank et al. 2017. Pessoas e
Plantas na Comunidade
Quilombola Morro do
Fortunato
>LINK
>PDF
Zank et al. 2017. Pessoas e
Plantas na Comunidade
Quilombola Santa Cruz
>LINK
>PDF
Vídeo de divulgação do
projeto Etnobotânica de espécies
arbóreas usadas na construção de
Canoas artesanais no litoral
sudeste e sul brasileiro
>LINK
HORNKE, M.F. 2017.
Tubarões da Ilha –
devolutivas do TCC –
VERSÃO PRELIMINAR
>PDF
PALAU, A.P. 2015.
Roteiros interpretativos
das trilhas terrestres da
Ilha do Campeche
(manual/apostila) >PDF
ALVES, R.P.A.; LEAL,
M.L.; HANAZAKI, N. 2014.
Descobrindo as Unidades
de Conservação (livreto)
>PDF
GEISLER, E.F. et al. 2017.
Informativo para artesãos
sobre o corte e a poda de árvores
para a confecção de canoas em
Florianópolis.
>PDF
ALVES, R.P.A.; LEAL, M.L.;
SARMENTO, A.M.;
HANAZAKI, N. 2015.
Descobrindo as Unidades
de Conservação: guia do
professor (material de
apoio para ser usado junto
com o livreto “Descobrindo
as Unidades de
Conservação”) >PDF
NAKAMURA, E.M. e
MARQUES, M.S. 2014.
Calendário-Mapa do
Parque Estadual Acaraí
(devolutivas de
pesquisas realizadas nos
bairros do Ervino,
Tapera e Praia Grande)
PINTO, M. F. C.; ZANK,
S.; CAVECHIA, L. A.;
SAMPAIO, L. K. A.;
HANAZAKI, N.; PERONI,
N. 2011. Areais da
Ribanceira: Dunas de
três mares (livreto) >PDF
PODEROSO, R. 2012.
Conhecimento sobre
plantas em Morro
Grande, SC: resultados
de uma pesquisa (folder)
GIRALDI, M. 2012.
Plantas alimentícias
cultivadas e coletadas
por caiçaras (Ilha do
Araújo e Ponta Negra)
(folders)
MARTINS, D.G.,
MARTINS, I.M., SOUSA,
M., HANAZAKI, N. 2012.
A pesca artesanal na
Baía de Tijucas (folder)
BUELONI, F.S. 2012. O
turismo de observação
da baleia em antigas
regiões baleeiras (folder)

GIRALDI, M. 2010. Plantas
medicinais no Sertão do
Ribeirão - Você conhece
estas plantas? (folder)

MARQUES, M.S. et al.
2008. Pessoas e Plantas
na Área de Paisagem
Cultural do Parque
Municipal da Lagoa do
Peri (folder)
MARQUES, M.S. et al.
2008. Pessoas e Plantas
na Área de Paisagem
Cultural do Parque
Municipal da Lagoa do
Peri (versão para a
comunidade)
   
MIRANDA, T.M. 2006.
Etnobotânica na Ilha do
Cardoso (folder)
DAURA-JORGE, F.G.,
WEDEKIN, L., HANAZAKI, N.
2006. Sabedoria do mar
(cartilha/quadrinhos) >PDF
   

 

Materiais utilizados em devolutivas do Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica, CCB,
UFSC é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

 
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