midias Português
English
Ecohe Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica
Devolutivas

MIPOTI - Mapa Interativo de Conhecimentos de Povos Tradicionais e Povos Indígenas

Você já imaginou explorar os biomas brasileiros através dos olhos e saberes de quem cuida da
floresta há gerações? O MIPOTI é um mapa digital interativo que convida o público a conhecer
as plantas que têm usos tradicionais em diferentes regiões do Brasil, a partir dos
conhecimentos compartilhados por Povos e Comunidades Tradicionais Brasileiras.

Ao navegar pelo MIPOTI, você poderá viajar pelos biomas brasileiros de forma visual e intuitiva:
cada área do mapa é clicável, e há marcadores ilustrados com plantas específicas que, ao
serem acessados, revelam informações sobre as espécies, além de apresentar os territórios e
culturas que preservam práticas ancestrais relacionadas a estas plantas.

Mais do que um material educativo, o MIPOTI é uma ferramenta de valorização da diversidade
biocultural e da resistência dos saberes ancestrais. Venha conhecer, navegar e se encantar
com o MIPOTI: um convite à escuta, ao reconhecimento e ao diálogo entre saberes.

MIPOTI; Conhecendo a diversidade cultural do Brasil. >PDF

       

 

O livro “Diversidade biocultural na escola - reflexões e práticas para professoras e
professores”
destaca a importância dos saberes, conhecimentos e práticas de povos
indígenas e comunidades tradicionais. O objetivo é servir como um material de apoio
para professores do Ensino Fundamental, incentivando o debate e a vivência da
ciência em sala de aula para formar estudantes mais críticos.

ZANK, S. et al. 2021. Diversidade biocultural na escola - reflexões e práticas para
professoras e professores. >PDF

       

 

Esta publicação foi criada a partir dos trabalhos de alta qualidade e das ricas discussões entre
os participantes de um curso baseado no livro “Diversidade biocultural na escola - reflexões e
práticas para professoras e professores”. A obra reune reflexões de educadores de diferentes
contextos, relacionados a atividades propostas para os ensinos fundamental e médio, para que
inspirem professores a criarem suas próprias propostas, sempre valorizando a diversidade
biocultural do Brasil.

GONÇALVES, M. C. et al. 2024. Diversidade biocultural na escola volume 2: Relatos de
experiências e sugestões de atividades práticas. >PDF

Devolutivas

As devolutivas completam o ciclo essencial da interação pesquisador-comunidade, compartilhando informações sistematizadas
nas pesquisas; reconhecendo e valorizando a biodiversidade, os conhecimentos locais e a identidade cultural.
ELIAS, A.P. et al. 2025.
Cogumelos Comestíveis
do Planalto Norte
Catarinense
>PDF
Vozes Essencais: A
relevância dos
Processos de
Consentimento Prévio,
Livre e Informado. 2024.
>LINK
PINHEIRO, C.V..
2023.Santa Catarina e
seus mistérios: o poder
da vida marinha.
>PDF
ZANK, S. et al. 2024.
Ameaças e
oportunidades para o
uso sustentável de
plantas medicinais na
Mata Atlântica Baseado
no conhecimento de
Povos Indígenas e
Comunidades Locais.
>PDF
Blanco (2023) Soberania
alimentar e
ecotoxicidade de
alimentos e plantas
medicinais consumidos
em áreas de mineração
>PDF
Ferrarez et al. 2025.
Conhecimento
tradicional e uso de
plantas em Porto Belo e
Bombinhas
>PDF
Blanco, G. (2017)
Implantação de
viveiro de Orquídeas
na TI Morro dos Cavalos
>PDF
Conhecimento e uso das
plantas e paisagens na Terra
Indígena Laklãno |
Santa Catarina
>PDF
Zank et al. 2017. Pessoas e
Plantas na Comunidade
Quilombola Aldeia 
>LINK
>PDF
Zank et al. 2017. Pessoas e
Plantas na Comunidade
Quilombola Morro do
Fortunato
>LINK
>PDF
Zank et al. 2017. Pessoas e
Plantas na Comunidade
Quilombola Santa Cruz
>LINK
>PDF
Vídeo de divulgação do
projeto Etnobotânica de espécies
arbóreas usadas na construção de
Canoas artesanais no litoral
sudeste e sul brasileiro
>LINK
HORNKE, M.F. 2017.
Tubarões da Ilha –
devolutivas do TCC –
VERSÃO PRELIMINAR
>PDF
PALAU, A.P. 2015.
Roteiros interpretativos
das trilhas terrestres da
Ilha do Campeche
(manual/apostila) >PDF
ALVES, R.P.A.; LEAL,
M.L.; HANAZAKI, N. 2014.
Descobrindo as Unidades
de Conservação (livreto)
>PDF
GEISLER, E.F. et al. 2017.
Informativo para artesãos
sobre o corte e a poda de árvores
para a confecção de canoas em
Florianópolis.
>PDF
ALVES, R.P.A.; LEAL, M.L.;
SARMENTO, A.M.;
HANAZAKI, N. 2015.
Descobrindo as Unidades
de Conservação: guia do
professor (material de
apoio para ser usado junto
com o livreto “Descobrindo
as Unidades de
Conservação”) >PDF
NAKAMURA, E.M. e
MARQUES, M.S. 2014.
Calendário-Mapa do
Parque Estadual Acaraí
(devolutivas de
pesquisas realizadas nos
bairros do Ervino,
Tapera e Praia Grande)
PINTO, M. F. C.; ZANK,
S.; CAVECHIA, L. A.;
SAMPAIO, L. K. A.;
HANAZAKI, N.; PERONI,
N. 2011. Areais da
Ribanceira: Dunas de
três mares (livreto) >PDF
PODEROSO, R. 2012.
Conhecimento sobre
plantas em Morro
Grande, SC: resultados
de uma pesquisa (folder)
GIRALDI, M. 2012.
Plantas alimentícias
cultivadas e coletadas
por caiçaras (Ilha do
Araújo e Ponta Negra)
(folders)
MARTINS, D.G.,
MARTINS, I.M., SOUSA,
M., HANAZAKI, N. 2012.
A pesca artesanal na
Baía de Tijucas (folder)
BUELONI, F.S. 2012. O
turismo de observação
da baleia em antigas
regiões baleeiras (folder)

GIRALDI, M. 2010. Plantas
medicinais no Sertão do
Ribeirão - Você conhece
estas plantas? (folder)

MARQUES, M.S. et al.
2008. Pessoas e Plantas
na Área de Paisagem
Cultural do Parque
Municipal da Lagoa do
Peri (folder)
MARQUES, M.S. et al.
2008. Pessoas e Plantas
na Área de Paisagem
Cultural do Parque
Municipal da Lagoa do
Peri (versão para a
comunidade)
   
MIRANDA, T.M. 2006.
Etnobotânica na Ilha do
Cardoso (folder)
DAURA-JORGE, F.G.,
WEDEKIN, L., HANAZAKI, N.
2006. Sabedoria do mar
(cartilha/quadrinhos) >PDF
   

 

Materiais utilizados em devolutivas do Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica, CCB,
UFSC é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

 
copy